(18) 9.8199-2600

VMM IMÓVEIS

Blog

Construção civil aquece diferentes setores da economia com 500 mil m² de obras

Presidente Prudente

Publicado 01/03/2015 por Secretaria Municipal de Comunicação em Mercado imobiliário

Com o mercado imobiliário aquecido e a grande expansão do setor da construção civil, Presidente Prudente tem despontado como opção para grandes empreendimentos, movimentando diferentes setores da economia. Segundo o secretário municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seplan), Laércio Alcântara, em 2011 foram aprovados, através do Setor de Aprovação de Projetos, cerca de 500 mil metros quadrados de construções, entre eles prédios comerciais, residenciais e industriais. “Em Prudente a indústria da construção civil é muito forte, o que gera uma grande cadeia produtiva, fomentando a geração de emprego e renda. Esses números comprovam que o volume de construção é extremamente alto, o que só reforça a questão do investimento no setor”, ressalta.
De acordo com o secretário, um dos fatores que contribuiu com esse cenário foi à desburocratização de aprovação dos projetos por parte da Prefeitura. “Para se ter uma ideia alguns bairros como o Novo Bongiovani e o Jardim São Paulo, por exemplo, em 2009, tinham poucas casas. Hoje estão em constante expansão”, exemplifica.

Ainda conforme Alcântara, o crescimento do setor imobiliário pode ser percebido com a vinda de grandes investimentos na área, como da Construtora Goldfarb, MRV Engenharia e CAS Construtora. Um outro exemplo, segundo ele, pode ser observado na avenida Paulo Marcondes, zona norte da cidade, onde são construídos novos condomínios, apartamentos e residências. “Até o fim de 2013 teremos 14 novos loteamentos na cidade. Alguns estão em fase de venda, outros de registro, como no caso da Incorporadora Funada, que está sendo construído entre os bairros São Matheus, São Lucas e Jardim Regina. Tudo isso gera mão de obra, renda e recolhimento de impostos para a Prefeitura, então tem uma cadeia envolvida”, afirma.

Para o responsável pela pasta, a forte expansão do setor também tem sido influenciada pelas obras públicas e investimentos no sistema viário, reforma de Unidades Básicas de Saúde (UBS), creches e reestruturações de prédios públicos. “Temos tentado fomentar a participação de empresas do ramo de construção civil de Prudente, pois fortalecendo essas empresas, temos uma maior geração de emprego, renda e por conseqüência uma nova fonte de receita para Prefeitura, que pode investir em áreas como saúde, educação e assistência social”, finaliza. (Por Débora Andreatto - Mtb 59.395)